sexta-feira, 27 de maio de 2011

Vintage



Vintage e Retrô são dois adjetivos do universo da moda que caminham coligados para aquele lugar tão cheio de histórias e estilos - o  brechó. Por que é nos brechós da vida que encontramos os tesouros mais preciosos desde os anos 20 até os dias atuais.








Um bom exemplo de moda vintage é o resgate do estilo pin-up. Roupas com tecidos antigos, desgastados, também são chamados de vintage, por terem aparência de roupa usada, de outras épocas.













Sabe o sapato oxford, sim o oxford, aquele tão almejado por todos neste inverno? Ele é uma peça chave da moda vintage por fazer parte do estilo old school, e também compunha o uniforme feminino da universidade de Oxford. Hoje, o oxford está supervalorizado no mercado de calçados e, como antigamente, é usado com meias 3/4 e saias de pregas, compondo o típico estilo colegial.















O termo vintage era usado para designar o tempo de colheita da uva para a fabricação do vinho, sendo "Vint" (do vinho) e "Age" (de idade). Mais tarde este conceito foi disseminado e atribuído para a moda retrógrada, numa recuperação dos estilos entre os anos 20 e 60.
"A moda das nossas avós, bizavós..." é descoberta pelas netas, que tiraram do fundo do baú uma forma de reviver tempos nunca vividos, e novas possibilidades de sonhar e desfrutar de uma moda cheia de graça retrógrada e pitadas açucaradas de rebeldia contemporânea.










A poucos anos atrás, no ápice da popularidade da skinny com cintura baixíssima, era absolutamente impossível de se imaginar que qualquer pessoa na terra iria aderir ao cós alto, pois bem, o que vemos agora é uma procura incansável pelas queridinhas dos anos 80.
As brasileiras são as que mais relutam em se adaptar à "nova moda", mas pelo que tenho visto, mesmo que vagarosamente, estão cedendo e algumas estão, aos poucos, dando mais preferência ao charme da cinturinha marcada.



  




As graciosas saias evasê com petit poá, caem como uma luva na silhueta de uma nova geração de mulheres, que procuram essas raridades tanto em lojas mais sofisticadas quanto nos brechós.





Cabelos presos com mechas frontais soltas, lingeries e pernas a mostra, cintura marcada, lipsticks em tons avermelhados induzindo a sensualidade, cílios postiços enfatizando olhares inocentes. Todos estes fatores identificam uma pin-up.
A diva burlesque, Dita Von Teese é a grande responsável pela reinvenção da estética do vintage voltado para o estilo pin-up, o qual popularizou-se após a ascenção da atriz.



 











Cada vez mais as famosas adaptam-se ao vintage afim de inspirarem na realidade atual uma mistura surreal de inocência e sensualidade. Uma verdadeira viagem ao universo lúdico de tempos não vividos, mas sentidos nos reflexos contemporâneos.




Kate Perry




Hayley Williams






Christina Aguilera





Mayana Moura




O vintage nas ruas:

















Espero que tenham gostado!!!
Por fim deixo algumas imagens que selecionei, que expressam bastante a moda Vintage.
Inspirem-se!



























3 comentários: