sexta-feira, 6 de maio de 2011

grunge



No final da década de 1980, começaram a surgir os primeiros manifestos do estilo grunge, que virou febre mundial nos anos 90 tornando-se uma tendência com lugar devidamente reservado no mundo da moda, servindo como base para inspiração de muitos jovens amantes do estilo.
Quando se fala em grunge é absolutamente impossível não lembrarmos de Kurt Cobain e sua banda, Nirvana. Afinal, Kurt foi o grande popularizador do estilo. Com sua camisa xadrez de flanela sobre a camiseta podrinha ou amarrada na cintura, calça jeans surrada, tênis All Star e cabelo propositalmente sujo, Kurt levou o estilo das ruas de Seattle para o mundo.












Sem deixar de citar Eddie Vedder do Pearl Jam, Daniel Johns do Silverchair e as bandas Alice in Chains e Soundgarden, referencias do estilo até os dias atuais.


(Pearl Jam) 

(Silverchair)

(Alice in Chains)

(Soundgarden)


Na primeira metade dos anos 90 o lançamento da música Nevermind do Nirvana e Ten do Perl Jam, popularizou o grunge e o fez tornar-se comercialmente bem sucedido.



   


"Grunge" origina-se de um jargão inglês, usado para definir "sujo".
O desencanto com a sociedade, a abominação a preconceitos sociais, a apatia, o confinamento em manifesto á alienação social e o modo dramaticamente alternativo como se vestem, eram características predominantes dos adeptos do estilo.




O grunge também representou uma geração de jovens descrentes do futuro, numa fase de recessão dos Estados Unidos, período denominado "Geração X".




Aproximadamente 20 anos depois, o estilo ressurge com força brutal, combinando as camisas xadrezes, o jeans desgastado, a camiseta podrinha e o cabelo desarrumado a unkle boots, taxas, jacquards, pullovers, couro sintético e criatividade excessiva na hora da produção, criando uma controvérsia significativa à simplicidade que havia no início e ficando conhecido como The New Grunge.
Sabemos que a moda sempre volta, mas nunca igual, temos as inspirações e todas as possibilidades, no entanto o grunge de hoje trás uma proposta mais glamourosa que a original, mas não deixa de ressaltar o propósitos de ontem.





Inspire-se nos looks atuais com influência grunge:









































Analisando Estilos




Essa é Mariana Queiroz Bueno, residente em Monte Sião-MG.
Mariana é adepta ao estilo grunge, por usar camisas xadrezes, calças despojadas, camisetas de banda, All Star e tudo o mais que o estilo pede.
Usa make bem sutil, lápis preto marcando os olhos e nada muito trabalhoso, o que lhe cai muito bem por sinal.
O que mais me chama a atenção no estilo da Má é que ela caracteriza o grunge mais voltado para o início dos anos 90, o que não é muito comum de se ver hoje em dia, e é isso que torna o estilo dela ainda melhor pois nota-se que há total entrega dela pelas roupas que veste, ela não tem medo de parecer despojada ou fazer o tipo "tô nem aí" pois é aí que está a alma do grunge, alma na qual Mariana se incorpora muitíssimo bem.



Um comentário:

  1. nossa to amando seu blog! ta super interessante! sou dueeeeeeeeente pelo estilo grunge e pelo Kurt... sou gótica, mas adoro vintagae, pin up, grunge, lolita e muitos outros!!! parabens pelo blog! vou continuar lendo... :P

    ResponderExcluir