sábado, 30 de abril de 2011

Lolita




Lolita (ou Loli) é apenas um estilo. Não existe um fato que o torne uma cultura de um povo ou país, são apenas roupas.
Loli é um estilo bastante usado no Japão e teve suas primeiras manifestações no final da década de 70, ficando definido no início da década de 80 e foi, em partes, inspirado na cultura japonesa "Kawaii" que significa fofo, ou adorável. Tem base na época Vitoriana, no Rococó e na nostalgia das vestes das princesas e até mesmo nas antigas bonecas de porcelana.
A infância propriamente dita e os contos de fadas teve forte influência sobre o estilo.
As lolitas dividem-se em vários tipos, alguns polêmicos e controversos. Demonstra pureza, inocência e a parte nostálgica da infância. Há também a preocupação de parecer elegante e infantil, evitando demonstrar uma imagem vulgarizada.
Os principais adereços são as rendas, saias godê (tipo A) até a altura do joelho, babados, decote alto, franjas retas, fitas nos cabelos, meia calça de cor branca, sapatos que lembrem os das bonecas. Estes ítens são comuns em todos os subestilos das lolitas.
Aqui no Brasil esse estilo não é tão predominante quanto no Japão, logo, as brasileiras que aderem-se a este estilo acabam muitas vezes tendo de procurar por costureiras e criar roupas sob medida, já que não temos lojas especializadas por aqui.
Habitualmente as lolitas frequentam karaokês, promovem chás da tarde regularmente. Ou apenas vão a confeitarias e cafeterias.



Subcategorias (os estilos dentro do estilo)




Classical Lolita


Este é o estilo mais clássico das Lolitas, remete ao legítimo Rococó e a moda Vitoriana (que foi o período do reinado da Rainha Vitória no século XIX). Consiste em modelagens mais sérias e imponentes, sempre com muita elegância e sobriedade.
As cores mais usadas são: o bege, o preto, o vinho, o marfim e o verde escuro.      









                                              (Rainha Vitória, 20 de Julho de 1837)


Sweet Lolita 


Esta é a típica lolita inspirada na cultura japonesa kawaii, o dito "fofo". Consiste em estampas minimalistas e delicadas, com coisas pequenas e consideradas "bonitinhas" como frutas, flores, ursos de pelúcia e poá. As cores evidenciais são o rosa, azul, verde, amarelo e pêssego, todos em tons clarinhos denominados "bebê".

















Country Lolita



O Country Lolita nada mais é que uma subdivisão do Sweet Lolita dando ênfase ao xadrez, ao quadriculado, estampas florais mais evidentes e coloridas, além de frutas. Ou seja, tudo o que lembre o campo, e evidencie uma bonequinha camponesa. O chapéu de palha é um acessório primordial.

Shiro Lolita 


Pode ser considerada tanto uma subdividão do Sweet Lolita quanto do Gothic Lolita, as Shiro Lolitas são as lolitas que se vestem apenas de branco, dos pés á cabeça.




















Kuro Lolita 

Considerada mais uma subdivisão do Sweet Lolita, as Kuro Lolitas são as lolitas que se vestem somente e completamente de preto.
























Punk Lolita

Nada mais que a mistura do estilo Punk com Lolita, consiste na utilização de sobreposições, xadrez, listras e estampas variadas. Os principais acessórios são: caveiras, coroas, boinas e minicartolas. Geralmente as Punk Lolitas são vistas como fãs de Visual Kei ou de J-Rock.
















Guro Lolita 

Guro Lolita é um termo japonês que corresponde á grotesque lolita. As Guro são lolitas que abusam de bandagens, curativos, sangue falso, poses e cenas dramáticas. É  a lolita "comum" enfatizando a boneca quebrada.

















Gothic Lolita 


                                                                
É  a mistura do estilo Gótico com Lolita. A inocência obscura. As cores predominantes são o preto, o azul marinho, o roxo e até mesmo o vermelho.
Devemos ressaltar que as Gothic Lolitas não tem conexão nenhuma com as tribos Góticas.

















Erololi


Ero = Erótico | Loli = Lolita. O Eurololi é a mistura do sexy, sem exageros, com o estilo lolita. Abusam dos corsets e outros elementos típicos das roupas íntimas vitorianas, como bloomers (aquela calçola da vovó), petticoats (saias de tule, filó ou tecido) e calcinhas grandes com babados.
A cinta-liga, as coroas e cartolas são acessórios indispensáveis e o comprimento das saias são menores que o habitual.
Em qualquer estilo Loli, a inocência jamais pode deixar de ser ressaltada, até mesmo no Ero.
























Wa Lolita


É baseado na combinação entre acessórios japoneses e a moda Lolita. O nome do estilo é originário do Japão e significa Mesma Nação, terra harmônica. 































QI Lolita 





Este é um dos poucos segmentos mais comuns entre as Lolitas. 
É similar a Wa Lolita. 
Encorpora acessórios tradicionais chineses á moda Lolita. Os tons quentes como o preto e o vermelho predominam entre as cores.










Hime Lolita



Bastante semelhante ao Sweet Lolita, principalmente pelas cores, o Hime Lolita é o estilo que mais remete á imagem de princesas européias. Diferencia-se do Sweet Loli pelos modelos dos vestidos (bem mais imperiais, imponentes e luxuosos). As coroas, tiaras e pérolas são acessórios indispensáveis e o penteado é digno de uma princesa.


Deco Lolita


Nada mais, nada menos que o misto do estilo Decora com a moda Lolita. Abusa-se de acessórios coloridos, principalmente pulseiras de bolinhas, prendedores de cabelo, estampas multicoloridas, sobreposições, meias e o que mais a imaginação permitir, desde que seja com muita doçura. Neste estilo existe uma preferencia pelos tons de rosa, mas nenhuma regra que dite isso.


Casual Lolita



Esse estilo é o mais comum visto no Brasil. Não é uma subdivisão do estilo embora possa ser considerado. O Casual Lolita é uma forma de aderir o estilo Lolita a roupas diárias e comuns da sociedade. Pode-se usar saias godê com formato de sino (como pode o estilo), rendas, lacinhos, babados e misturar tudo isso a uma camiseta básica. Para finalizar, um sapato de boneca cai muito bem!






Analisando Estilos





Essa é a Dayane, 21 anos, mais conhecida como Broken. Reside em Aguas de Lindóia , interior de São Paulo e é dona de um estilo super marcante.
Analisando o estilo da Broken, pode-se notar traços góticos, mas o que predomina mesmo no estilo dela é uma subdivisão entre Erololi e Gothic Lolita. Ela mostra todo o seu lado menininha doce, mas sem deixar de enfatizar o seu lado sexy e dark. E é este contraste marcante que torna o estilo da Broken único.
Ela usa e abusa de Makes escuras, corsets, shortinhos, coturnos, meia arrastão e acessórios como caveiras, crucifixos, rendas e luvas. 







Bem, aqui estão todas as subcategorias deste estilo tão gracinha que é o Loli.
O Casual Lolita foi o que mais me agradou, por ser mais usável para o dia-a-dia.

E você? Qual destes estilos mais lhe agradou?!
Poste seu comentário!

Espero que tenham gostado!

Beijos
Genci Gotardelo







2 comentários: